quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Muito mais do que um Memorando

QUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO DE 2011

O Memorando assinado com a troika é um instrumento técnico que visa corrigir gravíssimos desequilíbrios macroeconómicos. É fulcral para Portugal cumpri-lo à risca ou mesmo superá-lo em termos de metas.

Há num entanto um efeito colateral muito positivo se cumprirmos ou superarmos o acordo. É a imagem do país. Portugal irá estar no centro das atenções mundiais. Será falado e aparecerá em todas as notícias no estrangeiro. Nunca se falará tanto de Portugal neste mundo como a partir de agora. Importa por isso capitalizar esta propaganda grátis a que iremos estar sujeitos. Se vencermos esta longa etapa, e eu acredito genuinamente que a iremos vencer, veremos as nossas exportações crescerem decorrente de um misto de simpatia do dever cumprido e por passarmos uma imagem de competência e rigor.

Outro aspecto a ter em conta é que passaremos a ser considerados como o país modelo a seguir para quem se seguir na lista de ajuda externa. E isso colocar-nos-á em situação de conselheiros o que em muito poderá ser útil para o aumento da auto-estima.

Por fim este sucesso servirá para nos injectar uma dose de confiança (real, não a da banha da cobra que nos anos recentes nos quiseram vender) de que a gerações que se seguem necessitarão em maior dose.

Há portanto que tirar o maior proveito possível das circunstâncias e fazê-las jogar a nosso favor. Está nas nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário