quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Portugal, solução (15)

DOMINGO, 6 DE FEVEREIRO DE 2011

Portugal, ok, então eu não pago a renda ao senhorio e ele não me pode por fora a tempo e horas. Isso é fixe. Dá para fazer umas poupanças. Sim, até porque parece que é consensual que os Portugueses devem poupar mais…

Portugal, esta situação é de doidos e tem que ser resolvida no curto prazo. A ideia é: quem não paga renda tem que sair no espaço de 15 dias a 1 mês. É assim em todos os países civilizados. Porque razão terás tu que ser o incivilizado dos civilizados? Caramba, é assim tão complicado provar que a renda não foi paga e actuar em conformidade? Não me parece. Há que acabar com esta aldrabice que os inquilinos fazem aos senhorios. Ainda que os senhorios por vezes faltem ao contratado, nomeadamente obras, isso não dá o direito de não se pagar a renda por aldrabice. E o que não falta por aí são aldrabões que têm que ser postos na ordem. Aldrabão em país de primeira tem tratamento próprio.

Portugal, mas porque tu tens aquela ideia errada de que o senhorio é sempre o patife e o inquilino um pobre coitado, e por conseguinte não reconheces argumento que dificulte a vida ao aldrabão, então trago-te um argumento que talvez te convença a teres uma posição mais severa. Pensa assim: se os senhorios souberem que 1 mês depois os prevaricadores forem postos na rua, então nesse caso muitas mais casas serão postas a arrendar. Sim, casas que não são colocadas no mercado devido ao efeito de risco associado ao arrendamento. E se muitas casas forem colocadas a arrendar isso implica descida dos preços, o que, obviamente, só beneficia os “pobres” dos inquilinos. Mas há mais. Os senhorios estarão dispostos a colocar preços mais baixos devido à remoção do prémio de risco de incumprimento.

Estás a ver Portugal? Não é belo ter rendas mais baixas no mercado? Claro que é. Perdoa-me o facto de te recomendar pela mão de um argumento pobre. Mas o outro tu não o compreendes. Sim, aquele que tem associado o conceito de justiça e de correcção de quem anda a prevaricar. É uma pena. Fechar o cerco aos aldrabões em todos os domínios passa a mensagem correcta para a sociedade. O aldrabão tem que ser perdedor na sociedade. Não vencedor.

Esta medida em muito iria moralizar o mercado de habitação em Portugal. Não só dinamizaria o mercado de arrendamento, promovendo a flexibilidade geográfica dos teus constituintes, como pressionaria os preços para baixo, o que, são sempre boas notícias, principalmente no longo período de vacas magras que ai vem. Um autêntico dois em um.

Mas há mais, isso estimulará a restauração de edifícios antigos para arrendamento, nomeadamente em Lisboa e Porto. A questão da compra vai andar fora de questão no futuro. Por isso esses milhares de prédios antigos terão de ser arrendados. Os bancos aprenderão muito bem a lição com o sub-prime. Empréstimos para habitação? Só com uma entrada “generosa”. Por isso doravante o arrendamento será o modo natural de habitação. Sobre o facto indaga sobre o sistema Alemão. Pode fazer jeito. Digo-te que cerca de 70% deles vive em casa alugada. E consta que não lhes cai o Carmo e a Trindade pelo facto. Anda é tudo com renda paga a tempo e horas, senão… E são rendas baratas, mais baratas do que em Portugal…

Nenhum comentário:

Postar um comentário