domingo, 30 de outubro de 2011

Resolve muito pouco no curtíssimo prazo e perturba bastante no longo prazo

O tempo de trabalho a mais que o governo quer implementar no nosso mundo de trabalho pouco resolve o nosso maior problema nacional: a baixa produtividade do trabalho. Não que trabalhar mais horas prejudique o trabalho nas empresas no curto prazo. Parece evidente que isso é benéfico. Mas não é a solução do problema da falta de produtividade (quantidade de trabalho produzido por unidade de tempo). Temos é que produzir o mesmo trabalhando menos horas. Essa é a uma das principais formas de a sociedade libertar recursos para poder produzir mais.

Mas tem mais. Trabalhar mais horas é contra procedente para a felicidade individual, familiar e social. E em muito prejudica a apetência para o crescimento da taxa de natalidade, verdadeira bomba relógio que andamos por cá a construir.

E por fim temos a questão eterna de emissão do sinal errado. Não é uma aproximação inteligente do problema. Esta é uma visão um pouco mais complexa do problema, não tão fácil de interiorizar como algo que pode profundamente moldar uma sociedade. Lembro que na Holanda sai quase tudo às 16h30 (sector privado incluido), é a população menos stressada da Europa, e são dos mais desenvolvidos.

Temos que dar outros sinais no nosso mundo do trabalho. Seria óptimo ver o ministro da economia sair pelas 17h00 e dizer em frente às câmaras de televisão que o trabalho do dia já estava feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário