quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Surpresas gastronómicas

DOMINGO, 29 DE MAIO DE 2011

Toda a região Sul e Sudoeste da Irlanda têm-me surpreendido pela qualidade dos restaurantes. A carne, soberba, merece infinitas vénias. Os legumes, frescos e variados, são divinos. O cheese cake do restaurante Liberty Grill em Cork é de fazer parar o trânsito. Aqui só entram produtos do mais fresco que há, garantiu-me o responsável do restaurante após ter perguntado porque é que me enumerou os peixes do dia aquando do meu pedido de sopa de peixe. Talvez não terá sido em vão que a recente visita da Rainha de Inglaterra à Irlanda a monarca quisesse visitar o English Market em Cork.

Num restaurante em Kenmare resolvi pedir o melhor prato de carne da lista. Colocado à minha frente, cedo emergiu o meu preconceito. O naco de carne vinha envolto numa massa, e entre esta e a suposta soberba carne existia uma fina camada de cogumelos frescos. Francesices para Americano ver, pensei eu. Errado. Ainda hoje choro por aquele prato.

Toda esta região faz gala nos seus produtos naturais. Ainda ontem, também em Kenmare, fui convidado a escolher Lamb pois afiançaram-me que os bichos são de produção local e parece que desconhecem a ração. Outra vez divino. Tal como o creme de batata que também me foi sugerido. A salada, que pouco requisito, é aqui obrigatória. Bela confecção e excelentes ingredientes levaram-me ao júbilo. Pena que a carta de vinhos não permitisse um belo Douro. Assim tive que me refugiar pelo Chile, que digo, têm provado ter uma alma que desconhecia. Mas confesso, nem tudo correu perfeitamente. Leite creme é connosco. Café? Nem pensar.

Sei que somos bons na cozinha, mas também já ouvi entendidos dizerem que pensamos ser mais do que aquilo que somos. De cozinha nada percebo, mas de mesa ouso levantar o braço. E posso dizer que a este respeito a verdade não acaba nas nossas fronteiras.

Ainda assim nada como um belo cozido à portuguesa ou pezinhos de coentrada. Nem em Kenmare…

Nenhum comentário:

Postar um comentário