segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Acabar com feriados!

Errado. O problema de produtividade em Portugal quando comparado com os nossos países de referência não se resolve desta forma. Temos que produzir mais utilizando a mesma quantidade de tempo, e não disponibilizando mais tempo para trabalhar. O tempo não é elástico e é limitado a 24 horas por dia. Compete-nos a nós render mais nas 8 horas de trabalho diário ou nas 40 horas semanais. Aliás, o exemplo deverá vir de cima. Ver ministros e secretários de estado a trabalharem 60 ou mais horas por semana só emite sinais contrários.

E quando os países com quem competimos aumentarem "naturalmente" a sua produtividade o que faremos? Reduzimos mais feriados? Trabalharemos um ou outro fim de semana? A nossa intuição dirá claramente que esta não é a fórmula. E já nem se fala no quanto ela prejudica as relações familiares e a apetência para ter mais filhos. Ou seja, os sinais emitidos só contribuem para acentuar o nosso maior problema do futuro: o suicídio demográfico em curso.

Seria bom vermos ministros e secretários de estado preocupados com aquilo que os Portugueses andam a fazer no tempo em que se encontram a trabalhar. Esta é a verdadeira questão.

Por fim os feriados, católicos ou não, têm razões culturais associadas. E isto deverá ser também considerado pois faz parte da nossa constituição enquanto povo. Tenho todas as reservas de que uma má medida para aumentar a nossa capacidade de produção e que seja conflictuosa com a nossa cultura dê frutos positivos. Mas de más decisões já nós estamos habituados. Resta saber quando é que esta incontinência acaba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário