domingo, 5 de fevereiro de 2012

Pirataria online

Comecei com um erro. Na verdade até este blog pode ser apanhado nas malhas da lei de combate à pirataria online. A lei pretende proteger os direitos de autor, combatendo o tráfico propagado na internet. Em risco estão os sites de downloads e também todos os outros que de algum modo lhes facilitem o acesso. No fundo, o problema é que a internet massifica um fenómeno que já ocorria antes: a partilha de ficheiros. Enquanto os meus pais gravavam em cassetes o que ouviam na rádio e emprestavam aos amigos, eu tenho basicamente toda a produção musical do mundo à distância de um clique. Não é preciso inveja, é só o progresso a funcionar.

As grandes empresas da internet, entretanto, juntas em protesto, conseguiram o adiamento da votação da lei. Mas a verdade é que o Megaupload, que era um dos maiores sites de downloads, já foi fechado e os donos encontram-se agora atrás das grades. No limite fecha-se a internet e somos todos presos por pessoas que também elas vão ser posteriormente presas por assobiarem canções com direitos de autor enquanto nos prendem. E assim sucessivamente.

A juntar aos protestos, multiplicam-se pela internet os ataques cibernéticos de hackers anónimos. Anuncia-se a primeira guerra virtual, o fim do mundo, o pânico, o caos, enfim, a treta do costume. Quanto a mim, a realidade é esta: os piratas nunca vão perder a guerra e a partilha de ficheiros vai continuar infinitamente. Fecha-se um site, abre-se outro. No fundo, as grandes editoras estão é com dificuldade em assumir que têm um modelo de negócio à beira da ruptura e precisam, isso sim, é de encontrar outras formas de fazer dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário