sexta-feira, 6 de abril de 2012

Novos emigrantes


Portugal tem sido assolado nos últimos por uma nova vaga de emigração, tendo o fenómeno acelerado nos últimos dois anos. Muitos deles pertencem ao que se convencionou chamar “cérebros”, pessoas com elevada educação formal e que não encontram na nossa economia saída profissional, seja por inexistência de vagas nas organizações, seja pela miséria de ordenados. Este facto tem assustado diversas sensibilidades da nossa sociedade, como se o país ficasse melhor se todas esses cérebros ficassem cá no burgo. Evidentemente, e nas actuais circunstâncias, a saída de todos esses cérebros é muito positiva para Portugal. O facto resolve imensos problemas. Os deles e os nossos. Os deles porque nada pior que se estar inactivo e sem nenhuma ou reduzida remuneração. E os nossos porque menores serão os encargos de quem os sustenta, sejam os pais ou a sociedade. E se contarmos com o longo prazo, exercício mental de que não gostamos, ainda nos mitiga o problema do suicídio demográfico em curso, pois o pessoal cerebral é muito sensível ao zeros da conta bancária para efeitos de procriação. E sabendo-se que muitos destes emigrantes voltam, é sempre bom saber que trazem com eles mais gente para nos pagar as reformas no futuro.

Mas dedicando-me ao curto prazo de modo a manter-me o mais lusitano possível, estes novos emigrantes têm o condão de enviar remessas para Portugal. Remessas é coisa do passado, muito dos anos 50, 60 e 70 quando isso ajudava ao nosso equilíbrio macroeconómico, e que entretanto caiu fora de moda. Mas agora vai ganhando aos poucos o seu espaço na macroeconomia. E como sabemos, precisamos de muitas pequenas coisinhas a jogarem a favor para retomar equilíbrios macroeconómicos básicos que descurámos.

Dir-se-á “ha, mas que pena essa gente toda não andar a produzir em Portugal”. Não posso estar mais de acordo. Mas só acho pena que não se tenha pensado no assunto quando resolvemos nacionalizar a economia em 1975 e com isso desmontado o esboço do que seriam grandes grupos económicos devidamente capitalizados, condição indispensável para possuir massa crítica na economia que retenha cérebros em número apreciável. Ou ainda que nos tenhamos entretido desde o início dos anos 90 a montar a nossa economia voltada para o consumo interno e importações (ainda por cima à conta do endividamento externo). Como agora descobrimos este tipo de economia não produz tantos trabalhos assim para o pessoal cerebral. Ou se produz, os mesmos esgotam-se rapidamente quando a economia tem que se equilibrar macroeconomicamente.

A emigração é, por norma, um sintoma de disfunções da economia pelo facto de a mesma ter andado por maus caminhos. É totalmente inconsequente revoltarmo-nos contra os sintomas. O mais que temos que fazer é perceber que temos que colocar a economia a andar por bons caminhos e então nessa altura os cérebros não fugirão tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário