quarta-feira, 2 de maio de 2012

Os sinais continuam

Os juros implícitos no mercado secundário da dívida de Portugal têm baixado desde há duas semanas. Este é o melhor sinal de que no exterior Portugal começa a ser visto como um país que agora tem mais probabilidades de ultrapassar as dificuldades que enfrenta, que são, já agora, assegurar a sua solvabilidade e sobrevivência na zona Euro. Estamos claramente a seguir uma rota a caminho de excedentes ao invés de termos o até agora objectivo patético de défices aceitáveis!!!

Pouco se deu atenção ao facto do decréscimo dos juros, mas daqui a uns tempos este será invocado como o verdadeiro ponto de inflexão ao nível da percepção internacional. Isto porque a realidade já brindara os mais atentos do burgo com aumentos significativos de exportações e decréscimos significativos de importações. Agora falta cumprir com as medidas estruturais (lei das rendas, trabalho, tratar da justiça, etc) e na redução da despesa pública. Estas componentes demoram por natureza mais tempo e os seus resultados demoram a aparecer. Mas quando tudo vai na direcção certa os sinais resultantes do efeito combinado far-se-ão notar com mais intensidade.

Segundo notícias vindas a público a animosidade dos Gregos para com os Alemães acentua-se cada vez mais. Espero que os Portugueses não enveredem pelo mesmo caminho. Tratemo-los bem e lembremo-nos de os bem receber por cá. Se o fizermos teremos cedo ou tarde publicidade grátis por terras germânicas e colheremos o benefício da generosidade de quem nos quererá ajudar, por um mecanismo de oposição em relação aos Gregos, brindando-nos com a sua visita. Isto parece um fenómeno menor mas daqui a um ano a coisa será falada internacionalmente aos quatro ventos. E veremos então que o assunto é muito relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário