sexta-feira, 4 de maio de 2012

Para quando esta série televisiva

Aqui há uns anos após a leitura da biografia de António Champalimaud, uma autêntica vertigem de acção cheia de condimentos, ocorreu-me se não seria natural um grande realizador pegar na personagem e produzir uma série televisiva. Todos os ingredientes para um sucesso tremendo estão lá. Temos heranças, zangas eternas entre irmãos em tribunal, um capitão de indústrias que começa com uma pequena cimenteira na região de Leiria, uma personalidade completamente fora do baralho no Portugal de Salazar, um casamento com uma mulher também muito rica e irmã dos concorrentes no sector bancário e outros sectores, um exílio no México de onde geria os negócios à distância no início dos anos 70 (ao que parece com uma saída de Portugal num avião particular pilotado pelo próprio), expropriações de tudo o que tinha em Portugal e metrópoles após a revolução de 25 de Abril, reconstrucção da fortuna no Brasil, retorno a Portugal onde compra um banco com 50 milhões de euros, inicia umas operações financeiras que lhe permitem ter o controlo de mais um banco e uma seguradora, tem um filho à frente para proceder à fusão dos bancos mas acaba por fazer uma operação de troca desses mesmos bancos e seguradora por uma participação de cerca de 4,5% de um dos maiores bancos europeus sem o conhecimento do filho. De caminho morrem ainda dois filhos, um de acidente automóvel, e outro assassinado com contornos hediondos.

E curioso, após a morte, deixa em testamento algo insólito em Portugal. Uma doacção que penso avaliada em 500 milhões de euros para o lançamento de uma fundação ligada à medicina (seu pai fora médico). E diz que quer uma determinada pessoa à frente dessa fundação, pessoa essa que nunca viu e que segundo a própria só falou com o senhor duas vezes na vida através do telefone. E acaba esta instituição agora como sendo qualificada um dos melhores lugares para trabalhar no mundo a acreditar por notícias recentes.
E se dúvidas ainda há sobre a personagem, e para os mais sensíveis às questões de imagem, vejam lá as suas fotografias no Google e digam se não vestia lindamente de figura central numa série televisiva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário