quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Português é Civilizado?!

"Civilização" deriva de Civitas. "Urbanidade" (expressão menos usual em português falado) deriva de Urbs. De onde se poderia concluir abusivamente que as pessoas mais "educadas" fossem aquelas que vivem na cidade.

A educação deriva, obviamente, do respeito pelos outros. Da noção de que não merecemos mais do que outra pessoa. Esse grau de respeito pelos outros pode manifestar-se, por exemplo, no modo como um cidadão "urbano" cede a passagem a alguém que caminha ao seu lado, quando a passagem não permite que passem a par - porém, esses códigos de etiqueta não são garantia de verdadeira educação.

Se não, vejamos: Cascais (onde moro) goza da fama de ser um local onde mora gente endinheirada - e no entanto o que vejo, quando guio pela A5, são carros de grande cilindrada que aceleram à velocidade da luz e que vão fazendo sinais com os faróis para qualquer infeliz que não tenha um carro tão caro - ou pelo menos que não o guie à mesma velocidade - e que naquele momento esteja a privá-lo do livre acesso da autoestrada.

Outro tique que felizmente está a sair de moda é o de circular de noite, sobretudo com bastante trânsito, com os faróis de nevoeiro acesos. Presumo que o acto, na ausência de nevoeiro, pretenda assumir uma presença "ameaçadora", de tal modo que as pessoas se lhe esquivem. Nesses tempos, também haviam menos carros com faróis de nevoeiro - de onde se podia extrair a mensagem: «cá vou eu com o meu carro com faróis de nevoeiro». A moda pode ter passado por causa de terem passado a haver mais carros equipados dos ditos - ou, mais provavelmente, porque as pessoas passaram a ser multadas por andarem a guiar com os faróis de nevoeiro ligados, sem haver nevoeiro.

Particularmente penoso é o cenário ao fim da tarde daqueles que saem da CRIL para a A5, "queimando" minutos e carros na fila, ao habilmente intrometer o nariz do automóvel entre dois carros que, se calhar, estão na bicha há uns minutos, aguardando ordeiramente a vez de entrar na auto-estrada. Uma tristeza parecida é ver a mesma calamidade no sentido contrário, de manhã ou em dias de jogo do Benfica, quando os carros saem da CRIL para a 2ª circular (nó da Buraca).

O prémio máximo da má educação é porém a triste figura que alguns fazem na famosa "chicane" da estação de serviço do Estádio Nacional, ainda na A5: uns espertos que passam por dentro da área de serviço, para regressar à autoestrada mais à frente, e ganhar um ou dois minutos de fila com esta linda manobra. Não sei se o «blog» tem muitos leitores - mas se os tiver, de certeza que haverão entre eles algum habilidosos desses.

Os Beatles escreveram: Money Can't Buy Me Love. Claramente, também não compra a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário