quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Yo Man

As prateleiras das livrarias estão repletas de livros pré-fabricados, bestas céleres (na brilhante expressão de Alexandre O’neill) escritas com o único objectivo de atingir tops de vendas. O resto é literatura, mas essa tem quase sempre pouco espaço, uma vez que, na maioria dos casos, qualidade literária não é sinónimo de sucesso comercial. A propósito disso, Mo Yan, o vencedor do Prémio Nobel da Literatura deste ano, tem apenas um livro publicado em Portugal e este não só não está em nenhuma livraria como ninguém sabe se o livro está guardado em algum armazém ou se foi reduzido a pasta de papel. Mas agora, com a notoriedade do prémio, vão surgir novas edições e a cara nunca antes vista de Mo Yan vai invadir os escaparates e os mostruários das exposições livreiras. Com efeito, os prémios e galardões atribuídos por academias de intelectuais são da maior importância para o leitor-tipo português: crédulo, simplório e incauto.

A ironia disto tudo reside no seguinte: até pode ser que Mo Yan seja um grande escritor, mas distinções destas são o que menos interessa ao leitor de literatura séria (chamemos-lhe assim). E mais: deliberações globais como esta têm sempre um programa político adjacente. Neste caso a lógica dos suecos é estranha, uma vez que Mo Yan é considerado um autor não independente, alinhado com o regime chinês e dissociado das lutas políticas. Como a Europa precisa de exportar para a China, talvez o prémio seja uma espécie de bajulação ao Governo Chinês. Estou a supor, mas o que eu sei de certeza é que o prémio não é um acórdão ou uma jurisprudência de qualidade literária.

O Prémio Nobel, no fundo, é sobretudo um pilar do mercantilismo cultural, apoiado em critérios que nem sempre são literários. Houve sete suecos que ganharam o prémio: Tomas Tranströmmer, Harry Martinson, Eyvind Johnson, Pär Lagerkvist, Erik Axel Karlfeldt, Verner von Heidenstam e Selma Lagerlöf. Sem argumentos para a distinção ficaram James Joyce, Jorge Luis Borges, Franz Kafka, Lev Tolstoi, Vladimir Nabokov, Marcel Proust, Julio Cortazar e muitos mais. Está bem, está. Boa graça.  A realidade é que o Prémio Nobel não passa de uma curiosidade pitoresca no meio literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário