sábado, 29 de março de 2014

A geração que falhou

O recente manifesto dos 74, outorgado por muitos que têm mais voz do que visão, constitui o grito de capitulação de uma geração que falhou na influência que teve nos destinos de Portugal. Se nos colocarmos no lugar dessas personagens e na grande maioria dos que apoiam a iniciativa, não será difícil de adivinhar as pequenas parcelas de responsabilidade que a cada uma delas cabe na condução do país até ao pedido de resgate. Tendo em conta a provecta idade de muitos, é natural que individualmente se iniciem os trabalhos de fecho para balanço das suas responsabilidades públicas. Aos outros, embora mais novos, mas já com “currículum” de responsabilidades públicas, o exercício será mais comprido, e por isso mais doloroso, pois terão o tempo suficiente para compreender os erros que cometeram e ainda bastante tempo para cruelmente verificarem que a terapia que vilipendiam vai/está a funcionar.
 
Parece evidente que o assunto não é do domínio económico, tão pouco político. É do domínio da psicologia. E quando a este nível se chega, a racionalidade e a frieza, conceitos que tanto aprecio na assistência à boa governação, provam ser totalmente irrelevantes. De psicologia sei pouco, mas sei o suficiente para saber que a compreensão e o tempo são a melhor terapia para ajudar aqueles que realmente querem fazer balanços justos de fim de vida. Recentemente tivemos em Otelo Saraiva de Carvalho o inesperado exemplo de reconhecimento em como as ocupações de terras nos idos anos de 1975 foi uma má decisão (In DN 26.03.2014 - "Era necessário tomar decisões, mesmo que elas fossem más. Tinham de ser tomadas. Depois logo se via. Foi o que aconteceu inúmeras vezes, uma delas com a reforma agrária, quando mandei ocupar as terras”). Obviamente que seria estéril tentar convencer a personagem do seu contrário durante os anos subsequentes, o que indicia que o encontro dos (ir)responsáveis políticos com a realidade e o reconhecimento público dos seus erros é um acontecimento incerto e, a ter lugar, a ocorrer somente no futuro longínquo.
 
Assim, façamos a nossa parte. Compreendamos agora os nossos concidadãos no seu drama pessoal de introspecção, e não melindremos com análises frias e racionais esses espíritos que somente necessitam de calor e ajuda para carpir a mágoa que sentem mas não entendem. O tempo fará o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário