terça-feira, 22 de setembro de 2015

Porquê votar na Coligação

A sensatez aconselha o voto na Coligação no próximo dia 4 de Outubro. Não necessariamente porque se é CDS ou PSD, mas porque a exclusão de partes por si só a isso nos obriga. Senão vejamos, na esquerda mais à esquerda não é produzida ideia que nos valha, somente berros emanados por almas rezingonas. No PS houve a infeliz ideia de se buscar o número 2 do anterior governo, ou seja, alguém que colaborou activamente na loucura da dívida, quer através de um modelo económico baseado em não transacionáveis, quer através da alta promiscuidade entre a governação e os interesses instalados (banca e construtoras), quer através do crescimento salarial muito acima do crescimento da produtividade, tudo componentes de um pacote que nos levou a um resgate que só mentes completamente impreparadas consegue produzir.

Aparte do Sr. Costa ter sido o número 2 desta aberração de modelo, a personagem revelou ainda que, ou nunca percebeu a incompetência do anterior PM, o que demonstra não perceber de pessoas e consequentemente não estar à altura de ser PM, ou se percebeu demonstrou ser um seguidista e carreirista, agachando-se a si e à sua necessidade de estar lá (leia-se, no poleiro) aos ditames da lógica política que perniciosamente tem dominado Portugal, o que, convenhamos, não nos deixa muito descansados quanto ao modelo que representa (assalto ao poder por parte do aparelho de um partido pelo simples facto de ser parte de uma seita).

A Coligação tem o mérito de apresentar o Sr. Passos Coelho que demonstrou ser um corredor de fundo e de confiança num ambiente muito adverso, com capacidade de dizer não aos poderes instalados (quantos diriam Não ao Sr. Salgado?), e possuidor de uma grande qualidade que desconfio possuir: saber ouvir. Terá sido isso que por um lado o fez perceber e interiorizar a situação de Portugal, pois nota-se que o que sabe deriva mais do que lhe terá sido dito do que terá discorrido, e por outro lado essa qualidade fê-lo lidar na perfeição com o arrufo de criança mal disposta do Sr. Portas a meio do mandato, dando-lhe tudo o que ele pretendia desde que se dispusesse a dar outro sentido à palavra irrevogável. A Coligação tem ainda o mérito de apresentar o Sr. Portas, profundo conhecedor da realidade empresarial portuguesa, trabalhador de méritos inquestionáveis, um excelente promotor de Portugal no mundo, e o melhor lutador que a direita terá.

Mas ficamos todos aflitos se alguma enxaqueca mal curada ou indisposição mal digerida possa desencadear uma qualquer crise política, um préstimo péssimo que há que não colocar no curriculum do CDS.

A Coligação tem ainda a sensatez de não apresentar promessas e de ter os pés muito mais assentes na terra do que o PS, partido decrépito e com pouco ou nada para oferecer aparte de um conjunto de falhados políticos a que a realidade pregou uma valente partida (caros socialistas, não há mesmo por onde estoirar dinheiro, perceberam bem? E para infelicidade vossa o crescimento não se decreta, mesmo que a vontade venha de mentes que se julgam moralmente acima do comum dos mortais). A coligação tem ainda a vantagem de ter interiorizado muito melhor que o PS que a demografia é o maior sarilho que temos pela frente como povo, muito maior que a questão da dívida. E por fim parece haver mais capacidade estratégica na Coligação do que no PS. O PS “orfanizou-se”, deitou-se com o Syriza e o tiro saiu-lhe pela culatra, não aceitou a mão do Sr. Cavaco há dois anos e perdeu o comboio da retoma (a Coligação possui a retoma a 100%), disse que a  austeridade não servia quando a realidade demonstrou que tinha de existir alguma forma de austeridade, esquerdou-se ao ponto de se parecer em muitos aspectos com o BE, mas pior que tudo, escolheu o número 2 do anterior governo para chefe da banda (aselhice das aselhices!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário