domingo, 8 de setembro de 2013

Economia

Saíram recentemente alguns dados económicos positivos sobre a nossa economia. Exportações continuam a subir e a bater records, o desemprego começou a descer, e, imagine-se, começam-se a vender mais automóveis outra vez. Os dados não são de estranhar, o que se estranha é o espanto com que as pessoas encaram a economia, ou melhor, como transportam para a economia toda a sua estreita realidade.
 
A realidade da economia Portuguesa é muito simples. Estamos num período de transformação de uma economia voltada para o consumo interno para uma economia voltada para a exportação por força do poder de fogo dos equilíbrios macroeconómicos mínimos. Quem faz isso não é o ministério da economia, antes são os empresários através das escolhas onde alocam os seus recursos, e, facto muito esquecido, como os próprios empresários ocupam o seu tempo na procura de novas oportunidades.
 
De início varreram-se as empresas excedentárias da economia interna e redimensionaram-se as que ficaram. Em paralelo os empresários começaram a olhar mais lá para fora e o resultado desse facto está-se agora a verificar. Sim, mais trabalho associado às actividades exportadoras depois de se aproveitar a capacidade de produção não utilizada, embora tudo a ganhar entre 300 e 1000 euros no máximo. Trabalhos mais precários? Sim, mas é melhor isso do que nada. A realidade é o que é.
 
Uma mensagem ao novo pessoal que agora caminha no ministério da economia. Não tratem de dar bombadas no consumo interno. A economia tratará desse assunto se tratarem daquilo que vos compete, que é facilitar a vida aos empresários através de remoção dos obstáculos existentes (licenças, burocracias, etc.), ir mais longe em algumas rendas abusivas que ainda existem em Portugal, e reduzir logo que possível impostos relacionados com a produção, não com o consumo. Vão ver que a economia reage bem e no final até se pode dizer que houve um efeito colateral inesperado: o consumo interno até subiu.
 
Que se perceba muito bem uma realidade das últimas décadas. Não são necessários muitos estímulos para se consumir nos dias de hoje. As direcções de marketing das empresas fazem isso competentemente. O complicado é trabalhar tudo o que tem que ver com o aumento das exportações.
 
E porque é enfadonho falar somente de economia, eleve-se a qualidade da mensagem a passar aos Portugueses. Um país afirma-se no mundo pela sua capacidade exportadora. Exportando damo-nos a conhecer através dos produtos e serviços que conseguimos produzir e vender. É isso que traz a verdadeira confiança a um povo. Um povo que exporta é por natureza confiante, e a falta de confiança que ainda hoje reina é por termos maltratado muito mal a nossa capacidade exportadora enquanto nos entretivemos a endividar e a pensar somente no consumo interno, variantes de quem pensa à Guterres, Barroso, e Sócrates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário