sábado, 26 de setembro de 2009

Português, acorda

Português, porque deixas o teu destino ao sabor dos acontecimentos? Porque não acreditas que podes influir no que a ti directamente diz respeito? Porque te preocupas em demasia com o que os outros pensam de ti? Porque não ages mais? Porque és demasiadamente defensivo? Quem é o “eles” de quem resmungas? Porque é que estás sempre a dizer “se eu soubesse…”? Porque és provinciano perante o estrangeiro? Porque acreditas pouco em ti? Com que direito te arrogas em indefinidamente consumir mais do que produzes? Porque não distingues o investimento do consumo? Porque não discriminas positivamente o mais produtivo do menos produtivo? Porque bajulas e odeias o rico e poderoso em simultâneo? Porque és benevolente com o irresponsável e desafiante com o responsável? Porque não chamas os insensatos à razão? E acima de tudo, porque é que nunca arranjas pessoas normais para te governarem?

Ó Português, o mundo não está para brincadeiras, já há pouco por onde andar pendurado. Esta história de chineses e indianos estarem sentados à mesa não é nada compatível com a tua maneira de ser. Demais parece que vêm aí brasileiros e outros, e quiçá até alguns povos africanos. É um fenómeno. Sim, chamam-lhe Globalização, e imagina tu que há até quem diga que foste tu que a começaste há 500 e tal anos.

Ó Português, repara que o sol, a gastronomia, o futebol, o automóvel e o telemóvel te andam a tolher os limites e a consolar a alma. Cuidado agora, olha que nem para estas coisas te vai dando o orçamento. Eu sei o que tu pensas. Tu pensas que já ouves isto há muito tempo e as coisas andam na mesma. Mas digo-te, desta vez é diferente. Vais senti-lo mais de perto aos poucos. Se nada fizeres entra-te a realidade pela casa dentro daqui a uns 15 anos. Falta muito? Talvez, mas à cautela vai tratando de fazer qualquer coisa, e já.

Por isso Português, ou mudas de estilo ou rebentas. Queres um conselho? Pelo sim pelo não toma o destino nas tuas mãos, que nos dias de hoje é como quem diz, vai ter com a Globalização antes que ela venha ter contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário