QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2010
Muito triste verificar que os nossos governantes são reagentes por natureza. Foi preciso os mercados financeiros acordarem para se precipitarem em acordos. Mas se ainda os acordos surtissem efeito ainda se poderia dizer que ao menos pela reacção íamos lá. Mas não é o caso. Por isso sofreremos na pele a incúria de personagens como Passos Coelho e Sócrates. Estes perfis não foram trabalhados para a verdade. O meio que ditou aquilo que eles denominam por sucesso vale-se de critérios que não dão a assistência necessária para as medidas que tem que ser tomadas. Precisamos de verdade, dão-nos ilusão. Precisamos de estratégia, dão-nos oportunidades de ocasião. Precisamos de ideias politicas inovadoras e descomplexadas, dão-nos festivais políticos mediáticos. Precisamos de competentes, dão-nos “boys”. Precisamos de modéstia, dão-nos arrogância. Precisamos de audácia e de insólito, dão-nos a cartilha do costume. E precisamos de um líder, e só escolhemos interesseiros.
A Grécia está a preparar algumas medidas para combater os seus problemas. O IVA parece que vai subir de 21% para 23% (em Marco era 19%), vai cortar por tudo quanto e lado, etc. Não faço ideia de que estas medidas cheguem. Tenho um feeling de que não vão chegar. Mas para nós chegariam (aumento do IVA em 4 pontos percentuais – para 25%), embora muito parcialmente. Reafirmo, muito parcialmente. Só tenho pena que ninguém se atravesse com as mensagens que o povo tem que ouvir. Claramente estamos a viver um filme para menores de idade onde não são permitidas mensagens que a audiência não goste. Os “spin doctors”, essa muleta viciada dos políticos de terceira categoria, decretaram que o povo não pode ouvir mensagens desagradáveis. Não duvidemos, isto vai mudar. Já há sinais de que o povo está a perceber que anda a ser enganado demasiadas vezes por muitas pessoas. E começa a ter alguma vontade de por os pés na terra, o que, a ser feito, não se alcança com os perfis que marcam a actualidade.
Portugueses, a música vai mudar em breve. Mas para isso ainda teremos que sofrer mais umas atrocidades cometidas pelos bárbaros que nos governam. Só depois perceberemos que não e com conversa mole e fácil de uns quantos homo sapiens feitos a pressa que mudamos alguma coisa. E então nesse momento poderemos operar a mudança, e podemos perceber que a democracia afinal é um jogo que pode estar ao serviço dos fortes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário