quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Zangados, mas há solução

DOMINGO, 28 DE NOVEMBRO DE 2010

Desde há 10 anos que venho notando que os Portugueses estão cada vez mais zangados. Não é difícil de perceber porquê. Pensavam todos que iam ter nível de vida Nórdico e afinal de contas vamos inclusivamente baixar de nível de vida devido ao acumular de dívida que nos cegava e nos ditava objectivos irrealistas face à produtividade e escolhas políticas. Em cima disso vamos ter que aceitar trabalhos que desdenhávamos, socialmente desprestigiantes cá no burgo (tolice muito lusitana e que a realidade tratará de dobrar), e a um preço inferior ao que se pagava noutros tempos.

A solução é muito simples, trata-se somente de redimensionar as expectativas e viver em conformidade com elas. Exercício que até pode ser difícil e carregado de desilusão, mas totalmente impossível de tornear. Se existem dúvidas tome-se nota do seguinte testemunho de um velho ditado Italiano que expressava muita da desilusão dos recém-chegados aos Estados Unidos no século XIX.

"I came to America because I heard the streets were paved with gold. When I got here, found out three things: First, the streets weren't paved with gold; second, they weren't paved at all: and third, I was expected to pave them."

Portugueses, a realidade é poderosíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário