Portugal, e acerca de segurança? Como te sentes? Mal, claro, embora a tua percepção fique ainda aquém da realidade. É que ainda vais gozando mentalmente a segurança que herdaste. Só que a realidade é já outra. Os gatunos perderam totalmente o pudor de praticar patifarias. O campo onde actuam, povoado de inocentes e ingénuos (onde me incluo), é um docinho para os malfeitores. A segurança é um bem belíssimo. A falta de segurança reduz os níveis de felicidade. É transversal à sociedade, afecta todos por igual. A harmonia entre os cidadão é um bem inestimável. Temos que lutar por ela.
Portugal, cuidado. Olha que andam aí umas almas que dizem que a pobreza é a fonte de criminalidade. Não te deixes cair nessa. Isso é argumento ao serviço de outras agendas. Já vivemos com níveis de pobreza bem superiores e quase sem problemas de criminalidade. E a que existia devia-se mais a questões de disputas sobre terras e sobre problemas mal resolvidos entre vizinhos. Não se tratava de bandos armados e fortemente municiados (qual "IN").
Portugal, não embarques em cantigas que se limitam à compreensão sobre os motivos que levam os criminosos a praticar as suas ilegalidades. Se ocorrer um crime preocupa-te em trazer o criminosos à justiça e em reparar tanto quanto possível a vítima. Portugal, justificação e explicação são coisas distintas. Os dois conceitos são necessários. Que o segundo não anule o primeiro.
Portugal, investe bem em segurança. Sim, mais e melhores polícias. Sim, mais e melhores meios. Mas não te fiques por aqui. Isto combate-se também com inteligência e nunca com conversa mole.
Portugal, este assunto não é de direita. Este assunto é de todos. Vá lá, liberta-te de estigmas e problemas de consciência com o "coitadinho" do criminoso vítima da sociedade. Preocupa-te antes com a vítima e com o rasto de insegurança decorrente. Sê sensato, e vede que uma sociedade com elevados níveis de insegurança, impunidade, irresponsabilidade, e desconfiança não traz a necessária paz e confiança aos seus. E se estes argumentos não chegam, então experimenta este, mais materialista e muito ao jeito da cartilha da moda: elevado nível de insegurança é uma grande desvantagem competitiva.
Andamos a plantar muitas minas. Esta é mais uma. Portugal, acorda.
P.S. ontem ocorreu um duplo homicídio no fim da minha rua
Nenhum comentário:
Postar um comentário