SÁBADO, 8 DE MAIO DE 2010
Portugal, tens que reduzir o IVA das actividades turísticas para 15%. O turismo será no futuro próximo uma actividade para ti de importância extrema. Não podes de maneira nenhuma perder quota de mercado nesta área. Tens que ter em conta que os países competem entre si por turistas, o que complementado com o relativo empobrecimento das classes médias a nível europeu vem, em muito, pressionar os preços para baixo.
Portugal, vê o turismo como uma bóia de salvação até encontrares novos nichos onde te possas revelar. Para a actividade turística funcionar com um standard mínimo não precisas de ter pessoas com muita formação, o que é o teu caso. Precisas somente de ter pessoas minimamente atenciosas e com vontade de servir. Este último aspecto em breve será melhorado tal o real aperto que cercará muitos Portugueses menos inclinados para aceitarem determinados trabalhos.
Outra arma competitiva que podes usar é a criação de um regime especial de IVA para as actividades turísticas do interior. Por exemplo, 5%. Isso em muito ajudaria ao estímulo do turismo no interior, o que concorreria para a manutenção / crescimento de actividade económica no interior do ti. Não vaciles neste ponto. O teu interior é uma pérola muito importante na tua atractividade geral. Portugal, e lembra-te bem que Espanha é um mercado importantíssimo para o interior do País (a geografia diz tudo) e que o nível de vida dos espanhóis vai baixar nos anos que se seguem, pelo que, preços baixos, é fundamental.
Nota: no caso de Portugal ser excluído da zona euro, então esta medida teria que ser reavaliada. A resultante desvalorização do escudo, provavelmente cerca de 20%, seria o suficiente para tornar esta actividade turística mais competitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário