quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Segundo o Jornal de Negócios

SEXTA-FEIRA, 15 DE JANEIRO DE 2010

Segundo o Jornal de Negócios:

O instituto que gere a dívida do Estado emitiu hoje um comunicado com o objectivo de contrariar a recente subida dos juros da dívida pública portuguesa. Numa mensagem que tem os investidores internacionais como destinatário, o IGCP afirma que o Orçamento do Estado vai ser apresentado até ao final deste mês, o Governo pretende reduzir o défice já este ano e está a negociar medidas nesse sentido com os partidos da oposição.

Num acto nada habitual, o IGCP difundiu um comunicado para o mercado, com o objectivo de chegar aos investidores internacionais, onde elenca as medidas adoptadas pelo executivo para controlar as finanças públicas portuguesas.

Este comunicado, assinado pelo presidente do IGCP, Alberto Soares, e difundido pela Bloomberg, surge depois de as “yields” da dívida pública portuguesa terem subido fortemente, devido aos receios dos investidores com a menor capacidade de Portugal em pagar a sua dívida pública.

Uma tendência que tem origem na situação problemática da Grécia – que a generalidade dos economistas considera ser muito mais grave que a portuguesa – mas que a Moody’s colocou “no mesmo saco”, ao afirmar que os dois países enfrentam uma situação de “morte lenta”.

A rendibilidade (yield) das Obrigações do Tesouro a 10 anos disparou nas últimas três sessões, encontrando-se agora nos 4,173%, o nível mais elevado desde Julho de 2009. Isto significa que os investidores estão a exigir um retorno maior para adquirirem dívida da República. Desde finais de Dezembro, a tensão no mercado em relação à dívida portuguesa disparou, um movimento que se intensificou nos últimos três dias, o que poderá explicar os esclarecimentos prestados hoje aos investidores pelo presidente do IGCP.
------------------------------------------------------------------------------------

A questão financeira em Portugal está já a ficar fora de controle. A população não está alertada para o facto, somente uns quantos o estão. O governo oculta a gravidade da situação. O povo anda a ser enganado.

Portugueses, preparai-vos

Nenhum comentário:

Postar um comentário