Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009
Segundo notícia no BigonlinePortugal está a perder competitividade e precisa de acelerar reformas
(20-11-2009 15:30:00)
A economia portuguesa, tal como a espanhola, italiana e grega, está a perder competitividade em favor da Ásia, especialmente da China. A opinião é do economista e guru dos mercados financeiros, Nouriel Roubini, que hoje esteve em Lisboa.
Na conferência dada no âmbito do 11º almoço conferência do Diário Digital, Roubini declarou que a competitividade se perdeu em Portugal e que, uma vez que se trata de um país que faz parte da União Europeia e que, por isso, não tem independência a nível fiscal e cambial, a solução é que proceda às nossas próprias reformas.
“Portugal precisa de acelerar as reformas para aumentar o crescimento da produtividade”, afirmou o economista, salientando aspectos como a despesa pública, impostos ou educação. “É preciso que Portugal torne a sua economia mais flexível”, acrescentou o economista.
Nouriel Roubini, cujos textos de opinião que escreve para o Project Syndicate são publicados pelo Negócios, é professor de economia na Universidade de Nova Iorque e “chairman” da empresa de consultoria RGE Monitor. O economista ficou célebre por prever a actual crise, sendo por isso alcunhado de “profeta da desgraça”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário