quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Portugal, Portugal

QUINTA-FEIRA, 9 DE DEZEMBRO DE 2010

Portugal, vê bem se abres os teus olhos. Observa bem este mundo onde te encontras e a época histórica onde estás. Isto está cada vez a apertar mais. Acabou-se o tempo das loucuras, da embriaguez dos fundos da CEE e da dívida. Olha bem que já se começa a falar nos corredores do poder que a prazo poderás saltar fora do Euro. E quando falo desses corredores nota bem que eles estão em Bruxelas e maioritariamente em Berlim. Julgas que podes ter défices de 6% ou 7% do PIB eternamente em cima da dívida pública acumulada e sem crescimento do produto? Inocente.

Digo-te, põe-te a pau. Se não passas a ter excedentes daqui a três ou quatro anos acontece uma de duas coisas:

1. Ou sais do Euro

2. Ou tens cá uma comissão qualquer que te impõe aquilo que não queres assumir neste momento

Já sabes, o melhor para ti é ficares no Euro e fazeres já o que tem que ser feito. Já te disse por várias vezes o que é. Se sais do Euro sofres um coice muito maior do que aquele que não queres ter que assumir para lá ficar. Isto é uma questão de racionalidade. Será que a tens? Pensa muito friamente.

Recordo-te que se saíres do Euro o teu escudo entra a desvalorizar uns 25 a 30%. Sabes o que isso significa? Tudo o que é produto importado sobe nessa percentagem. O automóvel que tu tanto adoras e a gasolina que ele precisa de beber estão na primeira fila da grelha. Sobe também quase tudo, pois como importas mais do que exportas és atacado pela inflação. E não penses que os ordenados sobem. Enganas-te. Ficam quase na mesma. Com tanto desempregado por aí há quem esteja disposto a trabalhar por menos.

E não penses que o socialismo te safa. Pelo contrário, ele está a enterrar-te. Ou ainda não percebeste que caminhas passo a passo para uma sociedade socialista. Sim, é isso mesmo. Gloriosamente pobres, atulhados de coesão social, ou melhor de roubo social.

Portugal, pensa bem e segue o homem de juízo. E não tenhas medo destes bandalhos que te governaram nos últimos anos. Sem perderes o respeito pela pessoa, trata-os naquilo onde eles te afectam pelo seu nome. E digo-te que “bandalhos” até é uma forma muito benevolente de o dizer. Corre portanto com eles e percepciona com olhar de lince que há gente séria e capaz de te governar. Acredita que é verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário