quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bons sinais

QUARTA-FEIRA, 3 DE AGOSTO DE 2011

O Ministro da Economia adiantou hoje que daqui a uns meses irá lançar um programa para atrair reformados abastados da nossa Europa para virem para cá viver. Folgo em detectar que existe sensibilidade para soluções insólitas. Espero que a dita campanha seja ambiciosa e que pense em grande. Trazer 20.000 reformados é coisa pouca. Espero que se pense em números da ordem dos 200.000 se pensarmos só em reformados.

No pressuposto de que este programa resulta, é bom salientar que existem muitos projectos turísticos a ele associados e que estão “encalhados” devido à crise imobiliária e que seria bom que os mesmos andassem para a frente. A economia agradecia.

Muito se diz acerca da pouca experiência do Ministro da Economia. Pois eu tenho muita esperança. O burgo anda cheio de pessoas a abarrotar de experiência na arte de “saber fazer as coisas” e muito falho de imaginação e livre pensamento. Ora o insólito e o arrojo dão-se melhor com alguma ingenuidade quando esta surge associada a sólidos conhecimentos, e não floresce quando existem condicionalismos ditados por grupos de interesse ou ideias pré concebidas.

Disse ainda o ministro Álvaro «A médio prazo, em cinco anos, a ambição deve exportar 50 por cento do Produto Interno Bruto. Daqui a 20 anos Portugal deve ter a ambição de exportar 70 por cento do PIB». Ora isto é o tipo de conversa que passa os sinais necessários à economia. Já não era sem tempo. Finalmente temos um responsável político em exercício e com poder (espera-se) que percebe que, para além de precisarmos de ter uma economia equilibrada ao nível macro económico, temos ainda que compensar no futuro os dislates dos últimos 25 anos e o consequente rol de dívida acumulada. Não é preciso ter muita experiência para ver isto. É só preciso ter a vontade de o ver, de o interiorizar, e de livremente o veicular na certeza de que as políticas deverão subjugar-se aos méritos de verdadeiras soluções e não à sujeição das vontades dos grupos de interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário