quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Um desafio para o futuro

DOMINGO, 7 DE NOVEMBRO DE 2010

Um dos desafios que Portugal vai enfrentar é de como se organizar para retirar tantas pessoas da situação de pobreza. Nos tempos que correm, e nos próximos tempos, iremos assistir, infelizmente, ao crescimento do número de pobres em Portugal. Urge organizarmo-nos de modo a mitigar este novo cenário bem como pensar em formas de manter portas abertas para voltar a não ser pobre.

Dou enfoque naqueles que desceram à escala da pobreza por pensar que são aqueles onde mais facilmente se conseguirá com sucesso endereçar ajuda para retirada da pobreza. Não sou especialista na matéria, longe disso, mas a minha frieza e intuição sugere-me que alguém com formação e que já tenha trabalhado e que tenha caído em situação de pobreza terá mais possibilidades dela sair se for devidamente apoiado. Digo isto porque amiúde leio artigos de especialistas que invocam incessantemente o conceito de “inempregável”, conceito que penso ser aplicável a quem não tenha valor económico. Ora este não será, genericamente, o caso de quem tenha caido em situação de pobreza.

Neste ponto o trabalho de pessoas com formação na área social é fundamental. E neste ponto o Estado tem obrigação de responder em conformidade. Espero que a miopia que tem sido excelente companhia dos últimos governos estacione por momentos e dê lugar à razão, pelo menos neste ponto. Sei, e desejo, que se dêem muitos cortes nas despesas. Mas também sei que há algumas que têm que aumentar, e esta é uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário