quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Do crédito há boas notícias… e do Estado, para quando?

SEXTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2011

O DN de hoje noticia que o crédito à habitação para o mês de Fevereiro desceu 27% relativamente a Fevereiro do ano passado. O mesmo se passou com o crédito às empresas onde a variação negativa foi de 24,6% para créditos superiores a 1 milhão de euros e desceu 1,2% para créditos inferiores a 1 milhão de euros.

Isto denuncia que os agentes económicos procedem aos ajustamentos impostos pela realidade do sobre endividamento em que nos metemos nos últimos 25 anos. Quanto mais depressa nos ajustarmos melhor estaremos preparados para enfrentar os desafios deste mundo cada vez mais competitivo. Estes sinais aos poucos marcarão o ritmo que pautará o nosso dia a dia e com isso consolidará comportamentos mais consentâneos com a realidade.

Cabe ao Estado lembrar-se que o maior ajustamento de todos talvez resida dentro da sua casa, não só ao nível do tipo e dimensão de estrutura sobre a qual está montado, como também ao nível do perfil dos intérpretes. Não só a estrutura é pesada e ineficiente como a sabujice e o interesse de grupo e particular vai reinando nas pessoas que o constituem. O dia em que o Estado se libertar da muita gordura que possui e se apetrechar com um excelente naipe de funcionários públicos bem pagos e dotados de poder independente dos partidos então ocorrerá uma revolução total onde ela é mais urgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário